top of page

Trump anuncia redução de tarifas sobre café; governo americano ainda não detalha países beneficiados

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura
Foto: Café - © Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Café - © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou durante entrevista que planeja reduzir em breve as tarifas de importação sobre o café, sem detalhar quais países produtores serão contemplados pela medida. As declarações foram feitas na noite de terça-feira (11) durante o programa The Ingraham Angle, da Fox News.

“Vamos reduzir algumas tarifas e vamos deixar entrar mais café. Tudo isso acontecerá muito rápido e com muita facilidade. É um processo cirúrgico bonito de se ver. Nossos custos de importação estão muito mais baixos”, afirmou Trump ao ser questionado sobre a evolução dos preços no mercado interno americano.

Na quarta-feira (12), o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, confirmou a informação em participação no programa Fox and Friends, também da Fox News. Segundo Bessent, os norte-americanos verão “anúncios substanciais” nos próximos dias com o objetivo de reduzir os preços de produtos como café, bananas e outros itens que não são cultivados nos EUA. O secretário não detalhou como ocorrerá a redução de tarifas, limitando-se a dizer que os preços devem cair “muito rapidamente” e que os cidadãos devem sentir melhoria na economia no primeiro semestre de 2026.


Dados históricos apontam que, até 2024, os EUA eram um dos principais destinos do café brasileiro, respondendo por cerca de 2 milhões de sacas por ano, com receita acima de US$ 550 milhões. Segundo o Cecafé, o café brasileiro representava mais de 30% do mercado norte-americano, e o Brasil era o principal fornecedor de café aos EUA, respondendo por cerca de 16% das exportações brasileiras do produto.


O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Itamaraty foram procurados pela Agência Brasil e afirmaram que continuam abertos a manifestações oficiais. As primeiras autoridades brasileiras destacaram que aguardam uma declaração formal do governo norte-americano para orientar possíveis impactos e ações conjuntas.


Contexto

A possível flexibilização de tarifas sobre produtos agroalimentares é estratégica em um momento de discussões sobre inflação e competitividade. Em Washington, a discussão envolve políticas comerciais que podem afetar preços ao consumidor e fluxos de comércio bilateral, com impactos diretos sobre produtores e exportadores de países como o Brasil.


Observação para leitores

Este texto acompanha declarações recentes de autoridades americanas; futuras confirmações oficiais podem ajustar prazos e detalhes da medida. A Agência Brasil buscará novas informações oficiais assim que forem tornadas públicas.


Revisado por Fábio Sanches



Comentários


Nova 106 News é um portal de comunicação que leva informação para todo o Brasil, mantendo você muito bem informado.

MÍDIA KIT

NOVA 106 NEWS

Rua Ponta Porã, 173 - Vila Palmira | Campo Grande - MS | CEP: 79112-300

©2025 por Nova 106 News. Desenvolvido por Fábio Sanches Marketing Digital

bottom of page