Terra pede socorro! Podcast trata crise climática com ficção e ciência
- Fabio Sanches

- 9 de nov.
- 2 min de leitura

“Paciente em choque, pressão nove por cinco, baixa saturação e arritmia.”É assim, em clima de emergência, que começa o primeiro episódio do podcast S.O.S! Terra Chamando!, uma co-produção da Empresa Brasil de Comunicação e da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Misturando ficção e realidade, o episódio “Terra na UTI” transforma o planeta em personagem: uma paciente de quatro bilhões e meio de anos, em estado crítico, atendida pelo fictício Dr. Cruz. Enquanto tenta salvar a Terra, o médico enfrenta o diagnóstico simbólico do nosso tempo: o Antropoceno — era marcada pela ação humana que tem levado o planeta ao colapso.
O ouvinte é levado a um passeio pela história geológica da Terra, da formação do planeta à atual crise climática, passando pela origem da vida, pela “zona de habitabilidade” e pela teoria de Gaia, que entende a Terra como um organismo vivo.
Participam deste primeiro episódio nomes como Simone Daflon, do Observatório Nacional; Dominichi Miranda de Sá, da Casa de Oswaldo Cruz; e Adriana Alves, do Instituto de Geociências da USP.
Ao longo da série, a Terra vai conversar com seus próprios sintomas: aquecimento global, secas, enchentes, incêndios e perda da biodiversidade. E entre uma parada cardiorrespiratória e outra, o podcast convida o público a refletir sobre a saúde do planeta e o papel da humanidade nesta crise.
Além de conferir aqui na Radioagência Nacional, o podcast está disponível nas principais plataformas de áudio.
Ouça agora e siga o podcast S.O.S! Terra Chamando!, no seu tocador favorito!
Em breve com interpretação em Libras no canal da Rádio Nacional no YouTube.
Fonte: Rádio Agência Nacional












Comentários