Brasil entra para o mercado de lançamentos espaciais comerciais
- Fabio Sanches

- 10 de nov.
- 2 min de leitura

O Brasil deve entrar no mercado global de lançamentos espaciais neste mês. A Agência Espacial Brasileira e a Força Aérea Nacional vão lançar um foguete sul-coreano no próximo dia 22, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
Esse foguete deve levar a bordo cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas brasileiras e indianas. Uma operação como essa, com fins comerciais, é inédita no Brasil.
O foguete deve levar um satélite educacional desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e uma startup. Serão realizados testes de módulos e sistemas de comunicação, energia, painéis solares e computador de bordo. Além disso, também será enviada ao espaço uma espécie de “garrafa ao mar”, com mensagens de alunos da rede pública local.
Outro satélite, também desenvolvido pela UFMA, deve coletar dados ambientais em regiões de difícil acesso. E outros dois satélites, desenvolvidos pela Universidade Federal de Santa Catarina, devem validar sistemas de comunicação em órbita, antenas e painéis solares desenvolvidos no Brasil.
Segundo o diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, tenente-brigadeiro do ar Ricardo Neubert, o lançamento pode iniciar um novo ciclo para o Programa Espacial Brasileiro, mostrando possibilidades de investimento, desenvolvimento tecnológico e fortalecendo a soberania nacional.
A princípio, o lançamento do foguete sul-coreano, da empresa Innospace, foi confirmado para o dia 22 de novembro, no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, às 15 horas, no horário de Brasília. A data e o horário de lançamento ainda podem ser ajustados, caso haja alterações no clima ou no status das operações.
Fonte: Rádio Agência Nacional












Comentários