top of page

Prefeitura de Campo Grande e UFMS firmam acordo para estágio de estudantes da saúde

  • há 8 horas
  • 2 min de leitura
Cidade Universitária da UFMS. (Foto: Helder Carvalho, Arquivo / Jornal Midiamax)
Cidade Universitária da UFMS. (Foto: Helder Carvalho, Arquivo / Jornal Midiamax)

O acordo formaliza o uso das unidades de saúde do município como campo de estágio curricular obrigatório para estudantes e residentes de cursos da UFMS


A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), e a UFMS (Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) assinaram um termo de concessão de estágio. O documento foi publicado no Diogrande desta quinta-feira (25).


O acordo formaliza o uso das unidades de saúde do município como campo de estágio curricular obrigatório para estudantes e residentes de diversas áreas e cursos da UFMS. A medida fortalece a integração entre ensino e serviço.


Como vai funcionar

Pelo termo, a Sesau deve garantir a distribuição equitativa dos cenários de prática entre as instituições conveniadas, priorizando as de ensino público. Todos os estudantes e residentes devem estar acompanhados por preceptores ou supervisores das instituições de ensino durante as atividades nas unidades de saúde do município.


Já a UFMS fica responsável por contribuir com a gestão dos serviços de saúde, promover formação continuada aos profissionais da rede e encaminhar o programa de atividades com pelo menos 10 dias de antecedência. A universidade também deve apresentar os alunos devidamente uniformizados, identificados, com carteira de vacinação atualizada e seguro de vida.


Sem vínculo empregatício

O termo reforça que o estágio é ato educativo e não cria vínculo empregatício. Os estudantes não terão direitos trabalhistas e a concessão do estágio não gera obrigação de contratação futura pelo município.


O acordo entra em vigor na data de assinatura e pode ser revisado ou revogado a qualquer tempo por conveniência administrativa. A parceria está condicionada à análise de conveniência e oportunidade da Administração Pública e à disponibilidade da rede municipal de saúde.


A formalização do estágio obrigatório é uma prática comum para garantir que futuros profissionais de saúde tenham contato com a realidade do SUS (Sistema Único de Saúde) desde a graduação, especialmente em uma região de fronteira e com baixa densidade demográfica como Mato Grosso do Sul, onde a fixação de profissionais é um desafio.


Fonte: Midiamax

Comentários


Nova 106 News é um portal de comunicação que leva informação para todo o Brasil, mantendo você muito bem informado.

Rua Ponta Porã, 173 - Vila Palmira | Campo Grande - MS | CEP: 79112-300

©2026 por Nova 106 News. Desenvolvido por Fábio Sanches Marketing Digital

bottom of page