top of page

PF deflagra a Operação Decrypt contra organização criminosa especializada em ataques cibernéticos

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 17 de out.
  • 1 min de leitura
ree

Ação contou com cooperação internacional e investiga ataques do tipo ransomware


A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (17/10), a Operação Decrypt, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Minas Gerais e de um mandado de busca e outro de prisão temporária em São Paulo.


A investigação tem como objetivo esclarecer a participação de um cidadão brasileiro em uma organização criminosa transnacional especializada em ataques cibernéticos do tipo ransomware — modalidade em que sistemas são invadidos, os dados são criptografados e, em seguida, é exigido o pagamento de resgate, geralmente em criptomoedas, para a liberação das informações.


Esse tipo de ataque causa graves prejuízos financeiros e operacionais às vítimas, com interrupção de serviços e perdas que podem alcançar milhões de reais.


As medidas judiciais foram autorizadas com base em indícios da prática de invasão de dispositivos informáticos, extorsão digital, organização criminosa e lavagem de dinheiro.


A Operação Decrypt é resultado de cooperação policial internacional, realizada por meio da Rede 24/7, mecanismo previsto na Convenção de Budapeste sobre Crimes Cibernéticos, que permite o intercâmbio rápido de informações entre autoridades de diferentes países.


Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal


Comentários


Nova 106 News é um portal de comunicação que leva informação para todo o Brasil, mantendo você muito bem informado.

MÍDIA KIT

NOVA 106 NEWS

Rua Ponta Porã, 173 - Vila Palmira | Campo Grande - MS | CEP: 79112-300

©2025 por Nova 106 News. Desenvolvido por Fábio Sanches Marketing Digital

bottom of page