top of page

Lula defende livre-comércio e propõe trocas sem uso do dólar

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 23 de out.
  • 1 min de leitura
© Ricardo Stuckert/PR
© Ricardo Stuckert/PR

Presidente também criticou o protecionismo durante visita à Indonésia


O presidente Lula defendeu, nesta quinta-feira, o livre-comércio, criticou o protecionismo e propôs um comércio sem dólar. A declaração aconteceu durante visita oficial a Jacarta, capital da Indonésia. Ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, Lula propôs a possibilidade de comércio com as moedas nacionais dos dois países.

Indonésia e Brasil não querem uma segunda guerra fria. Nós queremos o comércio livre e, mais ainda, tanto a Indonésia quanto o Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de a comercialização entre nós dois ser com as nossas moedas. Essa é uma coisa que nós precisamos mudar. O século 21 exige que tenhamos coragem que não tivemos no século 20. Exige que a gente mude alguma forma de agirmos comercialmente para não ficarmos dependentes de ninguém.

O presidente Lula também criticou o protecionismo.

Nós queremos multilateralismo e não unilateralismo. Nós queremos democracia comercial e não protecionismo. Nós queremos crescer, gerar empregos, e é emprego de qualidade.

Em Jacarta, Lula participou de eventos com líderes e empresários indonésios e brasileiros. O presidente segue na Ásia até o dia 28 de outubro. No sábado, na Malásia, tem uma série de compromissos, como a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático e reuniões em Kuala Lumpur.



Comentários


Nova 106 News é um portal de comunicação que leva informação para todo o Brasil, mantendo você muito bem informado.

MÍDIA KIT

NOVA 106 NEWS

Rua Ponta Porã, 173 - Vila Palmira | Campo Grande - MS | CEP: 79112-300

©2025 por Nova 106 News. Desenvolvido por Fábio Sanches Marketing Digital

bottom of page